RENATÃO DO QUILOMBO: UMA HISTÓRIA DE LUTA E RESISTÊNCIA!


José Renato da Costa Bonfim, o Renatão do Quilombo, nasceu em 1967 e se criou no bairro do Engenho do Mato, em Niterói, onde hoje preside a Associação da Comunidade Tradicional do Engenho do Mato (ACOTEM). É remanescente de quilombo e exerce importante liderança na Comunidade do Quilombo do Grotão, localizado na Serra da Tiririca. Sua família vive há quase um século no local, onde teve papel fundamental na luta que originou a primeira reforma agrária do Brasil, na década de 1960, no município de Niterói. Conhecido como defensor do Meio Ambiente e dos Direitos das Comunidades locais, Renatão do Quilombo tem importante papel na defesa do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET). Logo após a Eco 92, ajudou a fundar a Associação dos Sitiantes Tradicionais da Serra da Tiririca (ASSET), primeira entidade representativa da comunidade local que até hoje cumpre importante papel no Fórum das Comunidades Tradicionais. À frente do Quilombo do Grotão, resgatou costumes e tradições da região como: a deliciosa feijoada na lenha, a Roda de Capoeira, o Jongo, as rodas de Samba de Raiz e a religiosidade de matriz afro-brasileira ressurgiram na comunidade. Neste sentido, foram realizadas importantes iniciativas de defesa da Cultura e do Meio Ambiente. Inúmeras pesquisas da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mostram a importância deste resgate feito pelo Quilombo do Grotão. Renatão do Quilombo obteve 1.013 votos para vereador em 2012 e tornou-se 1º Suplente do PSOL Niterói, com uma campanha ficha limpa, pautada pela ética e por princípios socialistas, sem aceitar doação de empresas e sem contar com cabos eleitorais pagos, acreditando que política não pode ser vista como emprego ou moeda de troca. Desta forma, sua campanha foi construída nas ruas, junto a estudantes e trabalhadores.

Pela primeira vez, uma cadeira na Câmara Municipal foi ocupada a fim de resgatar as bandeiras históricas dos movimentos sociais, ouvindo às diversas lutas dos trabalhadores da cidade. Em Niterói, município dominado por empresários que defendem seus próprios interesses, é fundamental termos vereadores com esse histórico de resistência e compromisso na defesa dos direitos da população.

 Diante de sua importante atuação no parlamento, onde apresentou 13 Projetos de Lei, conseguindo aprovar 04 deles, conseguindo impulsionar na cidade as lutas populares, o PSOL indicou Renatão em 2014 para ser candidato a Vice-Governador na chapa com Tarcísio Motta. Juntos eles obtiveram mais de 700 mil votos no estado e mais de 50 mil só em Niterói. Em nossa cidade a chapa de Tarcísio e Renatão ficou em segundo lugar na disputa para o Governo do Estado. Esta foi uma experiência muito importante, que levou Renatão a conhecer outras comunidades em todo o estado e ampliar seus horizontes para buscar as melhorias que Niterói precisa.  

 Hoje, Renatão do Quilombo, segue com ainda mais firmeza e convicção atuando nas mais diversas lutas para a construção de uma outra história para Niterói. Com mais um mandato, efetivamente de quatro anos na Câmara, Renatão seguirá agindo sempre com firmeza e coerência representando diretamente a população da cidade no parlamento.

 Em uma Niterói dominada pelos empresários que defendem seus próprios interesses, é fundamental elegermos vereadores com histórico de resistência e compromisso na defesa dos direitos da maioria da população. Renatão é de luta, é PSOL, é Mudança de Verdade! Vamos juntos!